A vida não necessita de nenhuma fotografia para lembrarmos de que nós viemos de nossos pais e de nossos ancestrais.
Mesmo sem termos conhecido as gerações mais antigas, sabemos que eles existiram, pois sem eles não estaríamos vivos ou sequer nasceríamos.
Todos nós sabemos que a respiração mantém a nossa vida e é por isso que o corpo está vivo. Mas se não fossem os nossos ancestrais, não teríamos nem mesmo esse corpo. Respeitar os nossos ancestrais é valorizar a nossa própria vida. A vida é a nossa alma.
A espiritualidade de cada um se manifesta através da sabedoria, da tranquilidade, da capacidade de perdoar, de amar ou da sua devoção. Observe qual lhe convém e pratique até mudar seu coração espiritual.
Dentro da cultura oriental, o período entre a sétima e a oitava lua nova após o ano novo chinês é o momento de refletir sobre os seus ancestrais e reverenciar os antepassados, compreendendo sua própria origem e a forma como você chegou até aqui.
Dentro do taoismo iniciamos a reverência dentro da reflexão.
1- Sua Espiritualidade: Observamos o que buscamos como caminho espiritual: quietude? discernimento? tranquilidade?
Somente assim entendemos como podemos praticar: oração, devoção, doação, meditação...
2- Sua identidade: A maneira como você se posiciona no mundo e como você apresenta o seu estado interno: quem venceu, oprimido, vítima, superação...
3- Virtudes: Adquirimos valores do ambiente e juntamos com as virtudes que trazemos da alma.
4- Aprendizados: Pessoas que passaram em nossa vida e as pessoas que cuidaram quando eramos pequenas, formando nosso comportamento.
5- Locais: Onde você nasceu, cresceu, viveu, estudou, frequentou.....
Entenda que TUDO isso forma a vida que levamos e as pessoas que participaram dela.
Todos eles são os nossos ancestrais.
Ancestrais são os que deixaram algo em nossa caminhada
Antepassados sáo os que contribuiram para que o seu corpo possa existir.
Então reflita sobre a sua história e sobre todos os que contribuiram para que você esteja aqui, lendo essa mensagem.
Somente assim você sentirá a gratidão genuina e poderá expressar da maneira que achar melhor: oração, carta, abraço, visita, etc.
Reconhecendo, refletindo, honrando e respeitando seus antepassados, você muda a si mesmo. Por isso mude sua maneira de pensar, mude seu comportamento e a opinião que você tem sobre a sua essência espiritual. Reserve um momento para seus ancestrais.
Comments